Notícias

Estudo elogia acções de Portugal em defesa do ambiente


Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, no sul de Portugal

        A ministra portuguesa do Ambiente, Dulce Pássaro, manifestou hoje satisfação com um relatório independente que coloca Portugal na 12ª colocação de um total de 57 países com melhor desempenho em relação às mudanças climáticas.Para ela, isso traduz "o esforço feito desde 2005" na redução das emissões de carbono.
        Segundo um estudo realizado por ONGs e apresentado hoje na Conferência do Clima, da ONU, em Copenhague, Portugal é o 12º país com melhor desempenho no combate às mudanças climáticas, subindo três posições na lista das 57 nações mais industrializadas.Antes, o país ocupava a 15ª colocação, e agora subiu três degraus na lista mundial, a melhor posição portuguesa desde que o índice foi publicado.
        Entre as medidas futuras que Portugal pretende tomar para uma "redução drástica" das emissões de carbono estão os novos modelos de mobilidade, como o carro eléctrico, o projecto de barragens, e a continuação da aposta em energias renováveis, como a solar, a fotovoltaica e a eólica.
        Dulce Pássaro considera que Portugal está no caminho certo e que o esforço feito nos últimos anos no sentido de inverter a tendência que levou, em 2005, a uma situação de emissões "muito preocupante" tem sido reconhecido no espaço da União Europeia.



Carros Híbridos


    Um automóvel híbrido é um automóvel que possui um motor de combustão interna, normalmente a gasolina e um motor eléctrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões.

Opel prepara carro eléctrico
opel_trixxx_mini.jpg

    Após declarações da General Motors sobre a Opel precisar de um novo minicar, um modelo a ser inserido na gama abaixo do Corsa. Com o Ford Ka a assumir uma posição consolidada no mercado Britânico e os restantes concorrentes tais como o Fiat 500, o Peugeot 107 e os futuros modelos da Volkswagen e da Toyota, a Opel tem que se mexer.Será uma boa altura para a Opel renascer o seu conceito de há 5 anos e em conjunto com a nova tecnologia desenvolvida pela GM e lançar um modelo totalmente eléctrico para o mercado de citadinos.
Honda anuncia a versão Hibrida do Jazz
02eurojazzhybrid

    O Jazz Hybrid vem equipado com o sistema IMA, presente no Civic, CR-Z e Insight, e espera-se que os consumos sejam semelhantes aos do CR-Z. Portanto não será nenhum Toyota Prius a nível de consumos.

Audi apresenta o seu novo carro eléctrico
a_f09_002.jpg

    É a vez da Audi apresentar o seu novo carro eléctrico, o Audi E-Tron é um conceito baseado na estética do R8, com um motor eléctrico em cada roda, marcando a tradição do Audi Quattro. Este 4 motores produzem 313 cavalos, que não é um valor extraordinário, no entanto fornecem um binário astronómico de 4500 Nm (Newton Metro) permitindo acelerações estonteantes. No que diz respeito a autonomia a Audi garante pelo menos 250 Km sem ser preciso ligar à tomada.

A Lexus está a preparar um carro eléctrico
lexus-lf-ch.jpg

    A Lexus está a preparar um novo híbrido premium. Em Tóquio pouco mais se revelou, aumentam os rumores sobre o motor que será utilizado a par com o sistema eléctrico, será provavelmente o motor a gasolina de 1.8 litros utilizado no Toyota Prius ou o 2.5 litros do Lexus IS250h. Preve-se que o Lexus LF-Ch chegue aos stands em 2011.



Minhocas poderão dar emprego a três mil portugueses


A associação de municípios do Vale do Ave inaugura esta terça-feira uma central de vermicompostagem. Trata-se de um projecto pioneiro em todo mundo que consiste em dar um fim útil ao lixo que fazemos em casa com a ajuda de minhocas.
O processo parece complicado, mas até é simples.  As minhocas conseguem tratar e comer o lixo que não foi separado para reciclagem.
«Restos de comida, resíduos verdes de jardins, papel cartão que esteja sujo, que não se pode transformar de outra forma, e que transformam em humus», ou seja, as fezes das minhocas.

Segundo Rui Berkemeier, da Quercus, as fezes destes anelídeos acabam em adubo de alta qualidade.


As minhocas limpam tudo o que pode ser reciclado e comem os residuos orgânicos num processo barato. Uma unidade de reciclagem com minhocas custa 250 mil euros, metade do preço de uma solucão normal.

«As minhocas são um devorador de resíduos orgânicos e aqui vão dar uma ajuda a todos nós no sentido de recuperarmos resíduos que de outra forma iriam parar aos aterros, gerar maus cheiros e gases que provocam o efeito de estufa, e permite ao mesmo tempo recuperar materiais que é o caso dos plásticos, metais e do vidro que ficam limpos», avançou Rui Berkemeier.

Mais de 80 por cento do lixo que não é separado pode ser reciclado através das minhocas.
Por agora as minhocas vão comer o lixo de quatro mil habitantes da zona do Vale do Ave.

A Quercus quer por isso alargar a ideia a todo o país e os ambientalistas garantem que se isso acontecer será dado trabalho a cerca de três mil portugueses.